Conferência Intermunicipal de Educação

 

Neste mês de julho a Secretaria de Educação de Jari realizou a Conferência Intermunicipal de Educação com a participação de professores de Jari, Toropi e Quevedos. Diversas palestras, oficinas e atividades foram realizadas durante a programação. Todos os anos a conferência é realizada em um dos municípios participantes. Este ano foi Jari quem sediou o evento.

 

Jogos estudantis do RS 2013

Esta semana foram realizados os Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul edição 2013 em Jari. Participaram todas as escolas municipais com suas equipes em 6 modalidades diferentes: Mirim Masculino e Feminino, Infantil Masculino e Feminino e Juvenil Masculino e Feminino. Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes de Jari. As equipes vencedoras participarão da 2ª fase do evento em Tupanciretã disputando entre equipes de escolas da 9ª Coordenadoria de Educação.    

Dia da Solidariedade - Érico Veríssimo

A Escola estadual Érico Veríssimo realizou neste sábado dia 18 o evento "Dia da Solidariedade", cujo objetivo foi angariar recursos para o plano de prevenção e combate a incêndios da escola. A população de Jari, consciente dos objetivos do evento compareceu e participou ativamente. O resultado foi significativo, provando a competência da direção da escola e do CPM em mobilizar a comunidade local. Abaixo algumas imagens do evento. (Imagens Silvana Marconato)

EMEF Visconde cuidando do meio ambiente

A escola Visconde do Rio Branco promoveu neste final de semana (10/11) um encontro com pais, alunos e educadores para discutir ações voltadas a conservação do meio ambiente. Durante a manhã foi ministrada palestra com equipe do Instituto Federal Farrroupilha de São Vicente do Sul apresentando o projeto 'Destino Certo' de coleta, destinação e reciclagem de resíduos sólidos. Esteve presente a coordenadora do projeto Prodece, professora Cristina Dias Costa e os alunos voluntários do projeto Jéssica S. Oliveira, Jonas S. Dias, Arthur Rumpel, Ruan Oliveira, Murilo Alves, Igor E. Hedlund, Rômulo Hohemberger, Jonatan S. Gomes, Daniel T. Freitas e os jarienses, estudantes do IFF, Rosiele Oliveira e Walnei C. Junior.

Ao meio dia a escola serviu um exelente almoço aos visitantes e a tarde foram realizadas diversas brincadeiras e atividades para divertimento de pais e alunos. Parabéns a escola pela hospitalidade oferecida, em particular a professora Fátima e ao Nelsinho pela ótima acolhida.

Feira do Livro de Jari

Neste dia 1º de novembro, Jari realizou sua Feira anual do livro. O evento contou com a participação da Livraria Nobel de Santa Maria que expôs diversos livros no seu stand. O cartunista e escritor Byrata participou da feira apresentando seu novo trabalho "Xirú Lautério contra a morte" aos alunos, professores e público presente. Para alegria da criançada, Byrata distribuiu gratuitamente caricaturas dos alunos feitas na hora.

O grupo teatral Makki Produções de Estância Velha apresentou duas peças teatrais para o público arrancando gostosas gargalhadas da platéia. A peça "Maria vai com as outras" para o público juvenil e a peça "Pum! Histórias mal cheirosas" para o público infantil, o que não impediu que os adultos presentes também apreciassem o espetáculo do talentoso grupo.

Durante a feira as escolas municipais e estadual apresentaram belísssimos desenhos, textos e trabalhos diversos dos alunos, que ficaram expostos para apreciação do público presente no evento, comprovando o talento das crianças de Jari.

Dia da Criança e do Professor

A Secretaria de Educação de Jari promoveu dia 19 de outubro a comemoração do dia da criança e do professor. Para os professores foi realizada uma homenagem durante almoço no CTG Pedro porto e para as crianças das primeiras séries do ensino fundamental foram colocados brinquedos na praça de Jari, onde os alunos brincaram durante todo o dia. Também foram distribuidos lanches e pipoca para a galerinha. A Secretaria de Saúde participou do evento com algumas atividades realizadas pela odontologia e VISA da UBS. Parabéns as crianças e aos professores pelo seu dia.

 

Olimpíada da Lingua Portuguesa

Com o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária das crianças, a escola Prudente de Moraes selecionou três trabalhos para a etapa estadual da 3ª edição das Olimpíadas da Lingua Portuguesa. Três alunos foram selecionados pela comissão estadual para participar da próxima etapa em Brasília dias 22/09 a 17/10. Abaixo os três trabalhos classificados:

Categoria Poema: Geana dos Santos Kraetzig - As Flores - Prof. orientador: Pedro Ermando Prediger

Categoria Crônica: Abigail de Matos Vaz - Pôr do sol atrás dos morros - Prof. orientador: Giane Schlumpf Lena

Categoria Memórias: Daiane Moreira Oliveira - A grande família - Prof. orientador: Giane Schlumpf Lena

Banda Odaléia N. Flores desfila em Mata - RS

No dia 01 de Setembro a Banda “Odaléia Nascimento Flores” da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo esteve abrilhantando o Desfile Cívico Estudantil do Município da Mata, sendo esta a única banda presente e responsável pela sonoridade do desfile. A Direção da Escola Érico Veríssimo parabeniza seus alunos integrantes da Banda e porta-bandeiras que tão bem representaram a escola e nosso município. (Imagens Francieli Massuquini)

Curso de Gestão Ambiental

Foi realizado esta semana em Jari, curso de Gestão Ambiental. O curso foi ministrado por Julieta Dal Castel Lopes, do SENAR-RS e voltado aos professores municipais e funcionários do setor. O curso englobou diversos temas enfocando a destinação adequada do lixo e preservação do meio ambiente urbano e rural.

Várias atividades teóricas e práticas foram realizadas nos dois dias do curso, encerrando com visita às fontes do Córrego da Toca, na área urbana, e levantamento dos principais problemas ambientais em Jari.

Palestra sobre Bullyng e Homofobia

O Bloco Carnavalesco 'Embaixadores da Folia' de Jari, promoveu, com o apoio da Escola Érico Veríssimo, palestra sobre 'Bulling e Homofobia'. Um tema muito em voga atualmente e quem tem causado muita preocupação aos educadores e comunidade em geral. A palestra foi ministrada pela psicóloga Giogia Büse do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São Pedro do Sul.  

De acordo com Giorgia, a 'Homofobia' diz respeito à aversão de certas pessoas aos homosexuais ou a própria homosexualidade. Atualmente as agressões físicas ocorridas a pessoas homosexuais são manifestações do referido fenômeno. A luta contra a homofobia tem sido foco de indignação da sociedade e de representantes dos direitos humanos. O 'Bulling' (em inglês 'agressão') por sua vez, também causado extrema preocupação, tendo em vista sua incidência, principalmente no ambiente escolar, e suas repercussões emocionais e físicas nas vítimas. O bulling geralmente é um fenômeno repetitivo, sistemático e intencional causado por uma relação desigual entre indivíduos.

Dia do desafio

Neste dia 30 de maio, Jari participou do Dia do Desafio, onde a população é mobilizada para realizar exercícios físicos. Várias pessoas participaram realizando atividades físicas logo pela manhã. Alunos da Escola Érico Veríssimo participaram de uma caminhada pela cidade e após assistiram a peça teatral organizada pelo SESC. Os alunos e professores assistiram a peça "A princesa engasgada" da Companhia de Teatro Makki Produções de Estância Velha - RS.

A peça conta a estória de um camponês que é confundido com um médico e acaba sendo obrigado a curar a filha de um rei, engasgada com uma espinha de peixe. A garotada aplaudiu muito a encenação da peça.

Dia da solidariedade

A Escola Érico Veríssimo realizou esta semana o Dia da Solidariedade. Entre as atividades realizadas com os alunos estão visitas educativas e palestras. A VISA - Ambiental de Jari esteve presente realizando palestra sobre reciclagem de lixo, em apoio às atividades da Associação de Reciclagem Amigos da Natureza.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!