Gravidez na adolescência

 

A Secretaria de Saúde de Jari realizou esta semana uma palestra aos alunos do ensino médio sobre gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. A palestra foi apresentada pela equipe da SMSAS formada pela enfermeira Luana, assistente social Anelise, agente de saúde Maria Izabete e pelos acadêmicos de medicina Eduardo e Tiago.

5 dicas para emagrecer?

Imagine uma dieta em que você deve ignorar o café da manhã e os lanchinhos entre as refeições, malhar em jejum e tomar muito café. Apesar de ir contra a todos os princípios defendidos pela maioria dos nutricionistas, o autor dessa nova proposta de emagrecimento, o personal trainer Venice A Fulton, garante que ela funciona. Suas dicas polêmicas estão descritas no livro “Six Weeks To OMG: Get Skinnier Than All Your Friends” (“Seis semanas para o ‘Oh, Meu Deus’: Fiquei mais magra que todas as suas amigas”, em tradução livre) e foram prontamente criticadas pelos especialistas da área. Em contrapartida, tornou-se um sucesso entre aquelas que querem eliminar as gorduras extras em pouco tempo.

1- Esqueça o café da manhã: Paul defende que, de manhã, o corpo quase não possui açúcar no sangue, sendo a oportunidade perfeita para queimar a gordura que está estocada nos pneuzinhos. Essa seria a melhor hora do dia para o gasto calórico.

2- Exercícios em jejum: Para o personal trainer, a intensidade e a duração do treino não são tão determinantes para o gasto calórico durante a malhação do que o horário escolhido para ela. Tendo em vista que é de manhã que o corpo possui menores níveis de açúcar no sangue, a proposta da dieta é apostar na malhação em jejum.

3-Não coma frutas: Ele reconhece que elas são ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes, mas também ressalta que elas possuem alta concentração de frutose, um tipo de açúcar que também engorda. Além disso, o composto afeta a liberação de leptina, que é o hormônio da saciedade, o que nos estimula a comer mais.

4-Não faça lanchinhos: A regra básica de que é preciso comer de três em três horas para manter o metabolismo acelerado também é contrariada pelo personal trainer. Segundo ele, o corpo precisa ficar sem receber combustível (no caso, alimentos) para poder gastar suas reservas de gordura.

5-Tome banho frio: O personal trainer aconselha as leitoras a tomar um banho gelado pelas manhãs, logo depois de acordar. Isso potencializaria o gasto calórico, fazendo com que o corpo gaste 25 vezes mais energia. Porém, a temperatura deve ficar nos 20 graus, para não levar à hipotermia.

Você se habilitaria para essa 'dieta' radical?

5 motivos para largar o refrigerante

Normalmente os refrigentes tem ótimo sabor, o suficiente para você encher a boca de saliva só em ver uma latinha. Mas seu corpo agradece se trocar o refri por água...

1- Muito açúcar: O que mais existe em um copo de refrigerante é açúcar. O maior problema disso é que esse tipo de substância faz com o que corpo entenda que está sendo nutrido (o que não acontece de verdade) e libere enzimas que podem catalisar a energia proveniente do “alimento”. Como não há nada de nutritivo, o açúcar é armazenado como gordura e o organismo ainda perde vitaminas e minerais.

2- Diet só no nome: Você pode até acreditar que os refrigerantes dietéticos foram feitos para quem quer emagrecer, mas a ciência diz que o que acontece é exatamente o oposto. Os refrigerantes “Zero” e Light possuem substâncias que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo compreenda que a glicose está sendo absorvida. O problema é que, como isso não acontece realmente, o corpo humano faz com que o consumo de açúcar seja compensado em seguida, o que pode causar uma ingestão exagerada de açúcar, uma vez que a necessidade precisa ser suprida rapidamente.

3- Toxicidade do alumínio: Latinhas de refrigerante não são completamente isoladas do líquido. Por serem revestidas com uma resina chamada bisfenol as peças metálicas podem aplicar um efeito diretamente em disfunções hormonais que influenciam desde a obesidade até a ocorrência de câncer.

4- Cafeína = Pressão: Você sabe quais são os tipos de refrigerantes mais consumidos no Brasil? São os que possuem base em cola ou guaraná. Isso significa que o consumo de cafeína (algo em que ambos são muito ricos) é enorme por todos aqueles que bebem refrigerantes. Pela substância ser responsável por dilatações dos vasos sanguíneos, excitação e liberação de adrenalina, o aumento da pressão arterial está intrinsicamente ligado ao consumo de refrigerantes.

5- Química maléfica: O que existe de natural nos refrigerantes é uma parte ínfima em comparação com as quantidades de xarope, aromatizantes, acidulantes, açúcares, corantes e adoçantes existentes nos líquidos. Em suma, eles são compostos por muita química, o que pode causar vários danos à saúde.

A fórmula da longevidade

Retardar os sintomas do envelhecimento continua sendo uma das maiores ambições do ser humano. Por isso, qualquer avanço na área acaba se tornando um grande passo tanto para a medicina quanto para a ciência. Recentemente, uma equipe de pesquisadores chineses divulgou que pode ter descoberto uma verdadeira fórmula contra o envelhecimento. Porém, antes de ficarmos animados, um aviso: até o momento, o procedimento foi testado apenas em ratos.

De acordo com notícia veiculada pela Reuters, a nova fórmula foi desenvolvida durante pesquisas que exploravam os efeitos da progeria, doença genética que causa envelhecimento precoce em crianças, favorecendo diversas complicações de saúde e que acaba causando a morte do portador. Durante esse trabalho, os cientistas identificaram uma mutação na proteína Lamin A como sendo a principal culpada no processo de reparação das células, levando-as ao envelhecimento precoce. Entretanto, durante experimentos com ratos, os pesquisadores notaram que, ao atrelar Lamim A e SIRT1 (gene associado com a longevidade) com resveratrol — composto encontrado no vinho tinto e que se acredita possuir propriedades antioxidantes —, foi possível aumentar o tempo de vida dos ratos em até 30%. Atualmente, não é possível definir se essa forma concentrada de resveratrol funcionaria em seres humanos, além do que a pesquisa foca em espécimes com progeria, e não em ratos saudáveis. Entretanto, os pesquisadores se mostram esperançosos, já que essa doença costuma ser vista como uma réplica do processo de envelhecimento. Segundo a notícia, é possível que drogas sejam desenvolvidas para imitar a proteína Lamim A ou reforçar a combinação de Lamim A com SIRT1. (Fonte: Tecmundo)

Dormir pouco engorda!

A influência da qualidade do sono para o ganho de peso não é mais novidade. Recentemente, o TodaEla divulgou uma pesquisa que comprovou que dormir bem, durante oito horas, ajuda a emagrecer. E essa informação foi confirmada novamente por um estudo feito pelas universidades alemãs de Tübigen e Lübeck, que foi divulgado na última semana no encontro anual da Sociedade para Estudo de Comportamento Digestivo (SSIB), na Suíça. Após a análise do comportamento de homens saudáveis, os pesquisadores descobriram que uma noite mal dormida faz com que você sinta mais fome no dia seguinte, além de comprometer também o gasto calórico. Isso porque a tendência é que você se movimente menos quando está cansado. Os pesquisadores descobriram que os participantes que dormiram menos sentiram mais fome do que o normal. Isso foi relatado pelos voluntários e confirmado pelos exames de sangue, que revelaram que, nos dias de cansaço, os níveis de grelina (hormônio responsável pela sensação de fome) ficaram mais altos, favorecendo o consumo de um número maior de calorias. Além de comerem mais, os homens também se movimentaram menos nesses dias, gastando menos energia. Assim, o cansaço gera uma combinação perigosa que favorece o ganho de peso.

Café evita câncer de pele

Existem estudos que sugerem o uso da cafeína para tratar a obesidade e, até mesmo, relacionando a substância à longevidade. E, agora, uma nova pesquisa, realizada nos Estados Unidos, sugere que as pessoas que tomam café regularmente têm 20% menos probabilidade de desenvolver câncer de pele do que aquelas que preferem ficar longe da cafeína. Além disso, os pesquisadores também observaram que a versão descafeínada não apresenta os mesmos efeitos, sugerindo que a cafeína é a substância que estaria atuando como bloqueador das células cancerígenas. Outras fontes da substância, como chocolates e a Coca-Cola, também demonstraram ser bastante eficientes. Segundo os cientistas, a cafeína seria a responsável por matar as células epiteliais que sofreram danos causados pelo sol, evitando que estas chegassem a desenvolver o câncer. De qualquer maneira, o protetor solar não deve ser deixado em casa nunca, mas que tal um cafezinho para reforçar o fator de proteção?

Coma devagar para ficar em forma

 

Com o dia a dia atribulado, os horários das refeições se tornaram mais curtos, deixando mais rápida a forma de ingerir os alimentos devido à pressa que reina na atualidade. Se você vive nessa correria, com certeza já deve ter sentido alguns efeitos negativos. Desde dores de estômago até o ganho de peso. Então, está na hora de você dar uma reduzida no ritmo e começar a tratar o seu horário da refeição com mais tranquilidade, pois, foi realmente comprovado que comer muito rápido favorece o acúmulo de gordura. A pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde e Nutrição de Tóquio, no Japão, revelou que a velocidade com a qual você come é proporcional à quantidade de gordura estocada pelo corpo. O resultado foi que as pessoas que comiam mais rápido tiveram um aumento da massa adiposa no corpo. Um dos motivos que causam este efeito é devido ao hormônio PPY, que começa a ser liberado 20 minutos após o início da ingestão dos alimentos na refeição.

As frutas na sua saúde.

A sabedoria popular indica diversos alimentos para o tratamento de doenças, mas nem sempre o que é passado de boca a boca está correto. "Esses mitos, de que certos alimentos curam alguma enfermidade surge porque alguém comeu enquanto estava doente e depois saiu comentando que melhorou por causa daquele alimento", comenta Vanderlí Marchiori, nutricionista. Veja alguns mitos e verdades sobre as frutas e verduras.

Ameixa preta acaba com a prisão de ventre - VERDADE 

Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), explica que por ter maior concentração de fibras e ácidos orgânicos, a fruta estimula o intestino e melhora eventuais constipações. "As enzimas facilitam a expulsão das fezes porque aceleram os movimentos intestinais", completa Vanderlí Marchiori, nutricionista.

Abacate para tratar bronquite - MITO 

O abacate tem muitas funcionalidades que podem ajudar no tratamento de doenças, mas não há evidências científicas de que ele participe no tratamento da bronquite.Para bronquite é só ferver mel, gengibre, abacaxi e agrião, pois esses alimentos são mucolíticos, desinflamam e quebram o muco.

Acerola para prevenir gripes - VERDADE 

A acerola é a segunda maior fonte de vitamina C e aumenta a imunidade de quem a consome. A presença da vitamina é importante, pois ela é parte fundamental do mecanismo de proteção do nosso corpo e previne muitas gripes e resfriados.

Suco de beterraba para curar anemia - MITO 

Por ser vermelho, muitas pessoas acreditam que o vegetal tem ferro e que por isso teria a capacidade de acabar com a anemia. Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet, explica que o ferro contido no vegetal é pouco e que para que ele possa ser absorvido pelo organismo precisa estar aliado a outro alimento que contenha vitamina C. "O ideal para quem está com anemia é comer lentilha e feijão que tem maior quantidade de ferro".

Ameixa (Néspera) para melhorar a artrite - VERDADE 

A ameixa japonesa (ameixa de inverno ou néspera) concentra substâncias anti-inflamatórias, como o ômega 3, que podem acarretar na melhora da artrite. Não é um alimento que previne a doença, pois existem questões genéticas que determinam se a pessoa irá desenvolver essa patologia, mas por ter essas substâncias ela pode sim contribuir para uma melhora do paciente.

Cereja para combater o reumatismo - MITO

 A associação entre a fruta e a doença não é comprovada cientificamente. Por ser o reumatismo uma inflamação, o ideal é consumir elementos com ômega 3 elevado, como os grão de chia, a linhaça e peixes, principalmente a sardinha.

Banana acaba com câimbras - VERDADE 

Rica em potássio e carboidrato, o consumo de banana ajuda a manter as contrações musculares equilibradas. O alimento também tem magnésio, que relaxa a musculatura e precisa estar em equilíbrio com o cálcio, que contrai o músculo. Por isso, para não ter câimbra, também é preciso ter equilíbrio entre as concentrações de cálcio e magnésio.

Laranja e limão combatem a gripe - MITO 

Ainda que ambas as frutas sejam ricas em vitamina C, não é possível dizer que acabem com a gripe. A gripe é virótica, não tem como usar a laranja ou o limão para matar esse vírus. O consumo periódico dessas frutas aumenta a imunidade pelo conjunto de vitaminas que elas têm, portanto só ajudam a prevenir futuras doenças.

Berinjela para diminuir o colesterol - VERDADE 

Por ter alta concentração de fibras e presença de substâncias bioativas, como a antocianidinas, o consumo da berinjela é importante para quem quer diminuir os níveis de LDL, colesterol ruim, no sangue. Por ter muitas fibras solúveis, ela carrega a gordura para o intestino, eliminando-a dessa maneira e ajudando a diminuir a absorção de colesterol e gordura.

Cebola previne o câncer de mama - VERDADE 

Em pesquisa realizada na França, 345 pacientes que foram diagnosticadas com câncer de mama realizaram um questionário sobre a frequência com que consumiam alguns alimentos. A pesquisa revelou que os riscos de desenvolver a doença eram menores para quem consumia cebola. O alimento tem substâncias bioflavanóides que atuam junto com a vitamina C e tem ação anti-oxidante, isto é, combate os radicais livres que envelhecem as células e previnem uma série de doenças.

Cenoura para bronzeamento - VERDADE 

Por conter betacaroteno, uma substância que a ajuda a sintetizar a melanina que dá a cor a nossa pele, comer cenoura ajuda no bronzeamento. Se uma pessoa consome regularmente o vegetal e depois de um tempo passa a tomar mais sol, a síntese aumenta e isso faz com que a pessoa consiga absorver os raios solares na pele. A cenoura também ajuda a fixar o bronzeado.

Maçã e goiaba prendem o intestino - VERDADE 

As frutas reduzem o trânsito intestinal e retardam o esvaziamento do órgão. Como elas tem fitoquímicos que retardam o esvaziamento intestinal são muito recomendadas em caso de diarreia. Mas elas não reduzem a formação de fezes, apenas tornam o movimento intestinal mais demorado.

Maracujá como calmante - VERDADE 

Os efeitos calmantes do consumo da polpa de maracujá ou chá, na forma de infusão de folhas, já são conhecidos pela ciência. Entretanto, o consumo deve ser moderado, sem doses exageradas, e não é indicado para quem tem pressão sanguínea baixa. Além de ser calmante, a fruta é diurética, rica em vitamina C e sua casca também pode ajudar no tratamento de outras doenças. 

 


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