Tecnologias que modificam o mundo

Degelo está ocorrendo mais rápido

 

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, revelou que as temperaturas da região da Antártida Ocidental estão subindo duas vezes mais depressa do que se pensava, tornando essa área uma das que apresentam o mais rápido índice de aquecimento do nosso planeta. Já faz algum tempo que o aquecimento global se tornou um tema de crescente preocupação, e — particularmente — a Antártida se transformou no foco de inúmeras pesquisas. Os cientistas detectaram um aumento médio de 2,4° C de 1958 a 2010, o que significa que o índice de aquecimento registrado na Antártida Ocidental é o triplo do observado na maior parte do planeta, além de ser equivalente ao das regiões com o mais rápido aumento de temperatura da Terra. De acordo com o estudo, a grande preocupação é que os picos de temperatura foram detectados durante o verão antártico — que ocorre entre os meses de dezembro e janeiro —, que é justamente quando o degelo sazonal ocorre naturalmente. Porém, a combinação desses dois fatores pode provocar um degelo mais acentuado do manto, contribuindo para uma significativa elevação do nível do mar e para a desestabilização das camadas de gelo.

Parque dos Dinossauros vira realidade

 

O bilionário australiano Clive Palmer está disposto a clonar dinossauros a partir do DNA dessas criaturas para, depois, soltá-las em um resort que ele pretende construir na costa da Austrália, em uma versão real do filme “Jurassic Park”, de Steven Spielberg. Aparentemente, Palmer já estaria, inclusive, discutindo os detalhes do projeto com a equipe de cientistas responsável por clonar a ovelha Dolly, em meados da década de 90. Outros atrativos que devem fazer parte do parque jurássico de Palmer incluem uma réplica da roda gigante panorâmica de Londres, a London Eye, hotéis e uma torre com mais de 20 andares. E esse não é o único projeto incrível do excêntrico milionário. Segundos informações do jornal Sunshine Coast Daily, Palmer também estaria para iniciar a construção do Titanic II.

Cientistas descobrem 'partícula de Deus'

Cientistas europeus anunciaram esta semana a descoberta da partícula mínima da matéria, chamado de 'Bóson de Higgs' ou 'Particula de Deus'. Esta partícula seria a menor parte divisível da matéria conhecida. Todas as partículas fundamentais que constituem a matéria, assim como suas forças, foram descritas pelo modelo-padrão. Assim, é através dele que os físicos conseguem desenvolver os equipamentos necessários para comprovar a existência dessas partículas teóricas. Até o momento, a existência de todas elas — de quarks a neutrinos — já foi detectada experimentalmente, confirmando que o modelo-padrão estava correto. A última delas seria o Bóson de Higgs, que demorou tanto tempo para ser detectado devido à energia necessária para reproduzir um em laboratório.

C1 - A moto que não tomba

Um carro com 2 rodas ou uma moto com cara de carro? Este é o Lit Motors C1, protótipo híbrido de carro e moto movido à eletricidade, fabricado pela Lit dos Estados Unidos, que conta com um sistema de estabilidade giroscópica que faz com que o veículo não tombe para os lados e evite tombos em caso de choques. Será capaz de transportar um passageiro, além do motorista, e alcançar uma velocidade de até 200Km/h com uma autonomia de 320 Km a um preço estimado de 14 mil dolares, pelo menos essa é a intenção dos criadores. O veículo está em fase de testes e a previsão é que entre em produção a partir de 2014.

Cantor "revive" no palco

Esta semana o mundo ficou assombrado ante a apresentação do cantor de rap Tupac Shakur (a direita na foto) junto com  o rapper Snoop Dogg. O assombro foi devido ao cantor Tupac Shakur estar morto à 16 anos. O "milagre" do dueto foi conseguido criando uma imagem virtual do músico e com projetores de última geração para criar uma imagem 3D quase real no palco do show. O resto foi jogo de luzes e engenharia de som para deixar tudo mais real. A brincadeira custou "apenas!" US$400.000,00 dólares (R$700.000,00) a Snoop Dogg, mas funcionou perfeitamente. Outros cantores já demonstraram interesse na tecnologia e pensam utilizar o mesmo recurso em shows. Veja no gráfico abaixo como foi criada a imagem.

 

 

Asteróide passa muito perto da Terra

No dia primeiro de abril (domingo), algumas notícias começaram a circular sobre a aproximação de um asteroide que poderia passar muito perto da Terra. Como nesse dia muitos sites publicam matérias inverossímeis, nem todos acreditavam que as informações da NASA poderiam ser reais. Mas eram...O site do programa Near Earth Object, da NASA, publicou alguns dados concretos sobre o 2012 EG 5 (nome atribuído ao asteroide). Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, a distância entre a Terra e o asteroide foi de 0,6 LD – ou seja, 60% da distância entre o planeta e a Lua (mas não exatamente entre os dois corpos). Como você pode ver nesta página, o diâmetro dele varia entre 36 e 81 metros.Todos os dias, diversos asteroides passam pela Terra, mas são raros os que atingem distâncias inferiores à da Lua. 

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/astronomia/

Camada de nuvens está diminuindo

De acordo com estudo da NASA, a agência espacial americana, as nuvens no planeta diminuiram 1% nos últimos 10 anos. Isto significa uma diminuição de 40 metros na altura das nuvens. Mas não se apavore! De acordo com estes estudos, isso pode ser benéfico ao planeta. A diminuição da camada de nuvens contribuirá para dispersar o calor do efeito estufa sendo vital para retardar os efeitos do aquecimento global.

O grande mistério de tudo é porque razão a camada de nuvens está diminuindo e quais as consequencias a longo prazo para o planeta.

Quer ficar mais inteligente? Basta pensar em sexo.

 

Um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, indica que pensar em sexo pode aumentar a capacidade de homens e mulheres em resolver problemas de lógica e matemática. Durante os testes realizados pelos pesquisadores, as pessoas que estavam com ideias “safadas” na cabeça obtiveram desempenhos maiores do que aquelas com pensamentos “puros”.

Segundo os cientistas, pensar em atividades sexuais ativa uma área do cérebro projetada para ajudar na reprodução humana. Isso faz com que prestemos mais atenção ao ambiente ao nosso redor, reparando mais nas pessoas e buscando sinais de interesse sexual enquanto flertamos com alguém. Tais mudanças também intensificam nossa atenção e foco em detalhes, o que acaba favorecendo nossa capacidade de raciocínio. O estudo também sugere que, quando estamos apaixonados, aumentamos nossa tendência a pensar em objetivos a longo prazo e aprimoramos nossa capacidade criativa.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br

Chocolate com baratas

Aquela bela barra de chocolate que você come com gosto pode conter bem mais do que cacau – e não estamos falando dos recheios convencionais. Segundo a Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulador de alimentos e remédios dos Estados Unidos, cada barra de chocolate tem, em média, oito pedaços de barata. Apesar de ser bastante nojento, é importante saber que o chocolate não é o único “privilegiado”. Segundo a FDA, todos os alimentos possuem contaminantes de algum tipo, e é aceitável até 60 pedaços de insetos a cada 100 gramas de chocolate. Os insetos acabam sendo moídos juntos com o doce, mas não devem causar grandes impactos na saúde de quem os consome, afetando apenas pessoas alérgicas e com asma. A solução seria o uso de pesticidas, uma alternativa bem mais nefasta para a saúde humana do que ingerir pedaços de baratas.

Pílula promete queimar gorduras

Pesquisadores, liderados por Bruce Spiegelman (Dana-Farber Cancer Institute), encontraram um hormônio natural (batizado como irisina) que pode agir sobre o corpo humano da mesma maneira que os exercícios: queimando calorias, melhorando o processo de produção de insulina e fortalecendo músculos. Em testes realizados com ratos, os cientistas chegaram à conclusão de que o hormônio pode realmente ser responsável pelo emagrecimento. Em vez de inibir o apetite dos animais, houve apenas a queima de gordura de uma maneira mais rápida do que aconteceria normalmente, sem danos colaterais. Um endocrinologista da Universidade de Harvard disse ao Technology Review que a descoberta abre um novo leque de informações que podem ser buscadas. Uma das principais vantagens dos estudos pode estar em uma melhor compreensão da relação entre exercícios, peso e diabetes.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17775--pilula-da-ginastica-promete-queimar-calorias-sem-exercicios.htm#ixFq53RZZ1OVJ

Fonte da juventude

Cientistas da Universidade de Umea, na Suécia, podem ter descoberto a fonte da juventude. A pesquisa revelou que estimular a autofagia das células do corpo humano pode aumentar a longevidade. A autofagia é o processo pelo qual a célula se rompe e recicla seus componentes envelhecidos. Este processo permitiu aos cientistas descobrir a proteína SNX18, responsável pela modificação celular. Ao estimular a autofagia celular com a proteína em experimentos com ratos, os cientistas descobriram o efeito de rejuvenescimento das células. As pesquisas deverão ser voltadas ao estudo com humanos para encontrar respostas para retardar o envelhecimento. 

No futuro, você vai beber o refrigerante e comer a garrafa.

Reciclar as garrafas de refrigerante vai ficar muito mais fácil no futuro, porque o processo será realizado diretamente no seu sistema digestório (ou digestivo). Aí, você faz aquela pergunta: “Como assim?”. O biomédico David Edwards pretende criar um protótipo de garrafa que seja construído com materiais biodegradáveis, palatáveis e não nocivos ao estômago, podendo ser comidos após o líquido ser consumido.

O projeto dele envolve a utilização de WikiCélulas, que seriam criadas pela combinação de um plástico biodegradável e partículas de comida que possam oferecer sabores similares aos da bebida. Especialistas de Harvard, por exemplo, querem utilizar membranas de laranja para as embalagens dos sucos feitos com a fruta. Edwards quer ainda produzir uma máquina capaz de criar WikiCélulas dos mais diversos sabores. Isso permitiria que pequenos produtores também pudessem vender suas bebidas em garrafas palatáveis. Exemplo desta tecnologia são embalagens de agrotóxicos feitos a partir da cana de açúcar, usados na agricultura, que se diluem na água.

 


 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!