Inaugurada quadra de esportes

Neste sabado dia 28, foi inaugurada quadra de esportes na localidade de Veado Branco, interior de Jari. A comunidade local realizou uma grande festa para a inauguração da quadra esportiva com a presença do Prefeito Municipal Pedrolívio Porto e demais autoridades políticas e comunitárias.

Jari em obras

O mês de setembro iniciou com a cidade de Jari em obras. Duas obras importantes estão em andamento com o objetivo de trazer mais progresso e qualidade de vida aos munícipes e inserindo o município na era digital:

Projeto Cidade Digital

O projeto Cidade Digital traz a Jari a tecnologia da internet via fibra ótica. Esta semana a empresa contratada pelo Ministério das Cidades iniciou a colocação dos postes e a extensão dos cabos de fibra ótica que transmitirão o sinal de internet pelas ruas da cidade. Foram colocados mais de três mil metros de cabo ligando cinco pontos-base da zona urbana: Centro de comunicações, Prefeitura, Biblioteca Municipal, Secretaria de Saúde e Secretarias de Agricultura e Educação. A partir destes pontos, futuramente, deverá ser liberado o sinal wireless para a população. Esta obra deverá trazer importante economia ao município no quesito comunicação além de suporte para a transmissão de outras tecnologias como a tv digital.

Academia ao ar livre

Outra importante obra em construção é a Academia de Ginástica ao ar livre localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde. A academia estará equipada com vários aparelhos de auxílio á ginástica para atividades físicas da população. de acordo com o cronograma de construção, em breve chegarão os aparelhos e equipamentos restantes e a academia ficará liberada para a população. O objetivo básico da academia é oportunizar as atividades físicas melhorando a saúde e a qualidade de vida da população.

Câmara de Vereadores Estudante de Jari

No dia 12 de agosto foram empossados, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Jari, os Vereadores Mirins, eleitos pelo 'Projeto Câmara Estudante'. O projeto tem por objetivo incentivar os jovens do município a participar mais ativamente da política, priorizando a formação de futuros líderes que no futuro poderão participar mais ativamente de associações, comunidades e cargos políticos em Jari. Nove alunos das escolas municipais e estadual foram eleitos pelo voto dos estudantes de Jari entre mais de 30 alunos que candidataram-se às eleições. Abaixo os estudantes eleitos recebendo das mãos dos vereadores de Jari os certificados. 

Cristian Oliveira e vereador Jesus Oliveira                  Joice Machado e vereador Vanderlei Oliveira

Karoline Moreira e vereador Léo Muller                            Laís Rangel e vereador Osnei Righi

Lohrana Machado e vereador João Alberto                      Maristela Simmi e vereador Eron Valau

Morgana Schubert e vereador Eldo Schneider                   Taiane Brauner e vereador Cleide Abel

Thiago Rodrigues e vereador Jardomiro Oliveira

Soberanas levam convite a Tarso Genro

 

O Prefeito Pedrolívio Porto Prado, a Secretária de Educação Neuza Prado e as Soberanas da IIª Mostra Agropecuária visitaram o Governador Tarso Genro dia 08 de agosto para levar até ele convite para participação na Mostra Agropecuária a ser realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro. a comitiva municipal também entregou convite à Assembléia Legislativa do RS.

Nações Unidas divulga IDHM de Jari

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou ontem os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil. Entre 1991 e 2010, o IDHM do país cresceu 47,5%.O crescimento do percentual gaúcho no índice foi de de 37,6%. O IDH brasileiro ficou em 0,727, semelhante ao da Jamaica, e o do Rio Grande do Sul em 0,746, igual ao da Venezuela.O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município. A partir dessa classificação, o Brasil mudou de “muito baixo” (0,493), em 1991, para “alto desenvolvimento humano” (0,727), em 2010.

Na região central, dos 39 municípios, 17 têm IDHM acima de 0,700, e são considerados de “alto desenvolvimento humano”. Os outros 22, com IDHM entre 0,600 e 0,699, têm índice considerado “médio desenvolvimento humano”. Santa Maria lidera o ranking de desenvolvimento regional, com 0,784, acima da média do país e do Estado, e é a 100ª colocada no ranking nacional, com índice igual ao da Romênia. Outras quatro cidades da região possuem IDHM acima da média gaúcha: Santiago, Itaara, Cruz Alta e São João do Polêsine. Entre os piores índices, está Jari com 0,631 de IDH. Em Jari o índice é baixo devido a economia basicamente agrícola e as condições geográficas: região de relevo de serra e longe de centros urbanos. O economista e professor da Unifra José Maria Pereira diz que o índice é o mais confiável para medir o desenvolvimento econômico e social e explica os números da região: "- Não temos cidade ricas na Região Central. Por causa disso, esse índice fica abaixo da média gaúcha nestes municípios". (Fonte: Diario de Santa Maria)

 

II Mostra Agropecuária de Jari

Neste dia 12 foi realizado em coquetel de lançamento da II Mostra Agropecuária e II feira de terneiros, terneiras e vaquilhonas de Jari. O coquetel foi servido no Salão Paroquial com a presença de autoridades políticas de Jari, Toropi, Quevedos, Tupanciretã, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Jaguari, imprensa de várias rádios e jornais do Estado, organizadores da Feira e patrocinadores do evento. O evento apresentou as Soberanas da Mostra: Ana Natália Kalai, Caroline Silveira e Simone Resch. As Soberanas foram presenteadas com um buquê de flores das mãos de Cátia Silveira. Durante o evento foi apresentado um vídeo intitulado 'Jari - 400 anos de história'. O presidente da comissão organizadora da feira, Paulo Silveira, apresentou a equipe organizadora, as entidades apoiadoras e os patrocinadores, ressaltando o sucesso da I Mostra realizada a dois anos atrás. O prefeito de Jari, Pedrolívio Porto, agradeceu o apoio recebido para a realização desta feira,  enaltecendo o trabalho realizado por todos para que se repita o sucesso alcançado no evento anterior. Após a cerimônia foi servido um delicioso coquetel com quitutes locais e excelentes bebidas. Abaixo algumas imagens do coquetel. Parabéns a Prefeitura de Jari pelo belíssimo evento. 

Ano das Conferências

Este ano Jari está realizando várias conferências municipais. A primeira a ser realizada foi a Conferência Municipal de Meio Ambiente, dia 04 de junho. Com o tema ""Cadastro Ambiental Rural em detalhes",  a conferência contou com mais de 300 participantes. O evento contou com uma palestra à cargo do técnico da FEPAM Fernando Antônio Valença Floresta e de uma “ Recoluta das Sementes Crioulas” à cargo do escritório municipal da EMATER e Secretaria da Agricultura que desenvolveram um belíssimo trabalho com a troca e distribuição de mais de 150 kilos de sementes. À tarde o evento foi mais direcionado aos estudantes do ensino fundamental e donas de casa onde realizaram-se várias oficinas como confecção de sabão com óleo de frituras e pirâmide alimentar a cargo das servidoras municipais Madalena Porto e Josiane Schlemmer, confecção de composteira à cargo da EMATER, plantio da araucária à cargo da consultoria GEOVIDA, reciclar faz bem ,vamos reciclar com a Associação Solidária Amigos da Natureza e teatro de fantoches e diversas outras oficinas a cargo do projeto PRODECE do IF Farroupilha Campus São Vicente do Sul.

Para os próximos dias serão realizadas ainda a Conferência Municipal das Cidades, Conferência da Assistência Social, Conferência Municipal da Saúde e Conferência Regional da Educação junto com os municípios de Toropi e Quevedos.

BR - 392 - A rota da produção

 

O Sr. Pedrolívio Porto Prado, prefeito de Jari, e os vereadores Cleide Abel Minuzzi, Eldo Schneider e Eron Valau estiveram esta semana em Brasília para reuniões diversas no DNIT e em outros órgãos envolvendo a construção da Br - 392, a qual possibilitará acesso asfáltico de Jari ao centro do estado, e a disponibilização de verbas e recursos para várias obras no município. De certeza os representantes estão trazendo a rota da Br - 392 já demarcada para início do projeto e trâmites legais de licitação e início de construção da obra em 2014. Uma prévia do trajeto (imagem abaixo) foi divulgado hoje pelo jornal Diário de Santa Maria.

 

Assistência Social encerra jornada de cursos

No dia 26 de março a Assitência Social encerrou  a segunda etapa do curso de artesanato nas localidades de Divina Providência e zona urbana de Jari. O curso iniciou no mes de janeiro com verba estadual oriundo de um plano de trabalho, no qual a Assistencia Social de Jari foi contemplada e assim pôde proporcionar este aprendizado com qualidade aos usuários desta política social. O curso contemplou no total 33 mulheres, de 4 localidades, o qual proporcionou a oportunidade de profissionalizarem-se em artesanato, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias contempladas.

Este plano de trabalho também desenvolveu o curso de cabeleireiro nas localidades de Assentamento Bela Vista e Divina Providência, em outubro de 2012, com a participação de 14 integrantes que receberam noções de corte de cabelo, penteados e maquiagem para inserirem estes trabalhos na comunidade e no meio familiar. De acordo com Anelise Cargnelutti, assistente social, os cursos oferecidos proporcionaram a integração das comunidades nas atividades desenvolvidas repercutindo diretamente no cotidiano das famílias envolvidas, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A Assistencia Social agradece a todos os usuários que participaram dos cursos e os profissionais Alef Ribeiro e Marília Parcianelo que dirigiram os cursos proporcionando um aprendizado.

Marinês Siqueira em Jari

Neste final de semana o Mercado e Padaria Casa do Pão realizou uma promoção para comemorar os dez anos de funcionamento em Jari. Osnei e Ângela Azeredo, proprietários, realizaram o sorteio de diversos brindes para os fregueses do mercado. Após o sorteio a população presente foi brindada com show da cantora nativista Marinês Siqueira, o qual foi muito aplaudido pelo público presente. Parabéns a Casa do Pão por esta promoção e pela iniciativa de trazer artístas de renome para Jari.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Jari dia 25 de março com sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem a data. Este ano os vereadores resolveram homenagear todas as mulheres jarienses na sessão, diferente de outros anos quando uma mulher era escolhida para representa-las. Além das homenanagens dos vereadores, alguns músicos e cantores também fizeram suas homenagens a elas. Parabéns a todas as mulheres de Jari. 

Mesa cheia, plenário vazio.

Nesta segunda, dia 04 de março, a Câmara de Vereadores de Jari realizou a primeira sessão ordinária de 2013. Os nove vereadores eleitos , João Ceolin, Jardomiro Moreira, Vanderlei Oliveira, Euclésio Ludwig, Cleide Minuzzi, Jesus Oliveira, Eldo Schneider, Eron Valau e Osnei Righi compareceram a sessão inaugural e aproveitaram a tribuna para agradecer aos eleitores pela votação obtida nas urnas. Nenhum projeto ou indicação foi votado nesta sessão, apenas foram recebidos para estudo e votação na próxima sessão, dia 11 de março. Quem não compareceu foram os eleitores, deixando a plenário praticamente vazio, reflexo do descrédito da população nos políticos em geral.

 

Posse da nova administração municipal


 

Neste dia 1º de janeiro tomaram posse, em solenidade no ginásio de esportes de Jari, os novos vereadores e prefeito para legislatura 2013/2016. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades e munícipes. Os políticos eleitos prestaram juramento e elegeram a mesa diretora da Câmara de Vereadores para a legislatura 2013, sendo eleito presidente Cleide Abel M. Minuzzi.

Diplomação dos políticos eleitos

Neste dia 14 ocorreu em Jari, a diplomação dos políticos eleitos para os cargos do executivo e legislativo municipal. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença da  juíza da comarca de Tupanciretã Dra. Larissa Moraes de Morais e da Comissão Eleitoral. Os vereadores e prefeito e vice de Jari receberam a diplomação, estando aptos a assumirem os respectivos cargos no dia 01 de janeiro de 2013. Na ocasião o prefeito eleito Pedrolívio P. Prado discursou agradecendo ao povo jariense e aos candidatos pela ordem e organização do pleito municipal. Várias autoridades e parentes dos eleitos participaram da solenidade.

Campanha Reciclar

A Prefeitura de Jari lança esta semana a campanha "Reciclar faz bem", com o objetivo de conscientizar a população para a importância de reciclar o lixo produzido em nossas residências e minimizar o impacto deste produto no meio ambiente. A campanha foi lançada hoje (23/04) no gabinete do Sr. Prefeito Municipal Pedrolívio Porto Prado com a presença da diretoria da Associação Solidária Amigos da Natureza, Luiz Giovani D. Machado e Carmen D. Machado. Estiveram presentes, também, o Secretário de Obras, Mercílio Campos de Souza e de agricultura Danilo Kessler.

A coleta do lixo seletivo começará nesta quinta-feira na zona urbana, em parceria entre a Prefeitura e a Associação. O lixo será separado, prensado e vendido a empresas recicladoras e o lucro será revertido para os trabalhadores da associação. A campanha logo deverá ser ampliada para recolhimento do lixo na zona rural do município, gerando renda para a população e diminuindo custos para a prefeitura.

 

Prisão e acidente marcam a semana

Um acidente envolvendo um caminhão Scania deixou em alerta os caminhoneiros em Jari. Nesta época o fluxo de caminhões aumenta consideravelmente no município devido à colheita de soja aumentando os riscos de acidentes. O caminhão Scania, conduzido pelo motorista Nazareno Castanho Nunes, de Tupanciretã, tombou na estrada Jari-Mata, localidade de Rincão Santiago, deixando o motorista gravemente ferido.

De acordo com testemunhas, o caminhão quebrou o eixo dianteiro, deixando o veículo sem controle, subindo em um barranco da estrada e tombando diversas vezes. O motorista sofreu várias fraturas e escoriações, sendo socorrido pela ambulância da Secretaria de Saúde e conduzido ao hospital de São Pedro do Sul. No momento do acidente o caminhão usado para transportar soja estava vazio.

Outro fato da semana foi a prisão de Aristeu Erd, 42 anos, agricultor residente em Rincão da Glória por abigeato. O agricultor foi preso em sua residência pela Polícia de Tupanciretã, chefiada pelo delegado Firmino de Freitas Neto, cumprindo mandato de busca e apreensão, na madrugada deste dia 11 de abril. Foram encontradas em sua propriedade duas cabeças de gado bovino furtadas em janeiro deste ano em propriedade próxima. Conforme o delegado Firmino, o suspeito teria participado do furto do gado junto com outro homem que se encontra foragido. Aristeu Erd foi conduzido ao presídio de Julio de Castilhos, mas pagou fiança de R$18.200 reais e foi liberado para responder o processo em liberdade.

Prefeitura investe em infraestrutura urbana

A Prefeitura de Jari está investindo em melhorias de infraestrutura na zona urbana. De acordo com o Secretário de Obras Mercílio C. Souza, as obras incluem paisagismo na avenida Hipólito Silveira e pavimentação com pedras irregulares em diversas ruas da cidade.

A avenida Hipólito já havia recebido mudas de coqueiros nos canteiros centrais, agora está sendo colocada a grama e mudas de plantas ornamentais para embelezar a avenida. A pavimentação está sendo feita em seis ruas da cidade em um total de 12.110 m² de área pavimentada, aproximadamente 1.500 metros de ruas.

Os recursos investidos para o paisagismo na avenida são do próprio município, já para a pavimentação foi requisitado empréstimo do Programa Pimes da Caixa Federal e uma parte provinda de Emenda Parlamentar oriunda do senador Paulo Paim.

Dia do Colono e Motorista

O Dia do Colono e do Motorista foi comemorado em Jari com sessão solene da Câmara de Vereadores neste dia 29 de julho. Os homenageados deste ano, representando os agricultores e motoristas do município foram a Sra. Maria Minuzzi Anibele, agricultora destaque 2013 e o Sr. Moacir Pedro Galina, motorista destaque 2013. Parabéns aos homenageados e parabéns a todos os agricultores e motoristas. (Imagens: Cleide Abel Minuzzi)

Jari conquista o Dia do Desafio 2013

Com 18,15% de participação da população, aproximadamente 650 pessoas, Jari venceu o dia do desafio, concorrendo com a cidade de Paranapuã - SP (17.75%). A população Jariense empenhou-se em realizar algum tipo de exercício ou atividade física, cumprindo o objetivo da campanha. A participação englobou todos os setores do município: alunos, funcionários, agricultores e a população em geral.


Secretaria de Agricultura na Expodireto 2012

A Secretaria de Agricultura de Jari, através do Secretário Cleide Abel Minuzzi e o Agrônomo Cristiano Venturini, participaram de excursão no dia 07/03 patrocinada pela empresa Multirural para visita à Expodireto na cidade de Não-me-Toque - RS. 

De acordo com o Secretário Cleide Abel, "a Expodireto deste ano vem causar um impacto em inovação e tecnologia ao mostrar equipamentos e máquinas agrícolas que inserem benefícios e baixam custos com a agricultura de precisão. A grande dúvida é: o potencial econômico dos produtores é capaz de acompanhar tal tecnologia?"

Os expositores da feira deste ano deram ênfase ao tamanho, e consequentemente ao rendimento de trabalho, das máquinas e equipamentos agrícolas em exposição nos diversos stands. Vários tratores expostos ultrapassam os 350 Hps de força bruta para transportar plantadeiras com mais de 25 linhas de plantio, aliando a isso, o máximo de conforto aos operadores.

Imagens: Cleide Abel Minuzzi